Como Vender Mais Com Reviews De Produtos

Como Vender Mais Com Reviews De Produtos

Criar Reviews Dos Meus Produtos Pode Gerar Mais Vendas?

 

As compras pela internet são uma realidade na vida de inúmeras pessoas. Mas além de entrar num e-commerce para adquirir um produto ou serviço é comum buscar mais informações sobre eles e isso é obtido graças aos reviews que são publicados logo abaixo de cada produto.

E esse é um ato que está se tornando cada vez mais constante, pois tudo o que menos se desejar é gastar o dinheiro com algo que não vai atender as expectativas daquele consumidor.

No entanto, existem muitos mitos que envolvem esse assunto. Isso acontece por causa dos comentários que tem se tornado cada vez mais importantes para aquele consumidor que está desconfiado na hora de dar o clique final no botão Comprar.

 

Principais Mitos Sobre os Reviews

 

Muitas pessoas não sabem que as frases que estão acompanhando as notas são dadas por pessoas que são representadas pelas estrelas. Elas são fundamentais para qualquer comércio eletrônico, pois significa que a experiência que o cliente obteve ao comprar certo produto foi boa e esse registro certamente servirá como uma ajuda para uma próxima venda que a loja realiza.

Mas como já se sabe, a internet é um ambiente que propicia a criação e disseminação de falsas histórias, boatos e lendas urbanas que acabam se espalhando de forma muito rápida. E quando isso acontece com os reviews online, ao invés de ajudar acaba distorcendo suas verdadeiras funções. Como acreditamos que essas avaliações são importantes selecionamos algumas das informações que precisam ser desconsideradas:

Somente quando estão descontentes é que os clientes escrevem avaliações

 

Principais Mitos Sobre os Reviews

Um dos mitos mais comuns que muitos empreendedores com certeza já ouviram falar e até já tenha dito em algum momento. Muitos lojistas e profissionais da área acreditam que o consumidor somente decide fazer a avaliação de uma compra quando a experiência obtida foi negativa e tem o objetivo de levar alguma vantagem sobre isso ou até ser ressarcido do prejuízo. Mas não é sempre que isso acontece.

 

De acordo com um levantamento realizado, a cada 10 reviews que são coletados de um ecommerce 9 falam coisas positivas-, ou seja, quando um cliente está satisfeito com o atendimento e com a qualidade do serviço prestado automaticamente ele se torna proativo e faz um relato de sua experiência com os outros compradores.

Em contrapartida, vale destacar que as críticas nunca vão deixar de existir. Mas se o empreendedor for um profissional que se dedique vai tentar reverter aquela situação e resolver o problema por isso que não há com o que temer.

 

Ninguém lê os reviews

 

Principais Mitos Sobre os Reviews

Essa é mais uma daquelas informações que não condizem com a verdade. segundo um estudo que foi realizado, cerca de 80% dos compradores fizeram uso dos reviews e das opiniões certificadas como uma base de apoio no momento que estavam adquirindo o produto ou serviço.

Eles se declararam satisfeitos com as aquisições que foram feitas nas lojas virtuais. Isso quer dizer que os brasileiros estão utilizando os comentários publicados e que eles muitas vezes influenciam na tomada de decisão de compra.

Uma das principais funções que o review possui é alertar os consumidores com relação as fraudes e as empresas falsas que surgem principalmente na época do Natal e na Black Friday. É justamente nesses momentos que elas se multiplicam por trás de lojas menos cuidadosas.

É por esse motivo que é tão importante os clientes terem acesso a esse tipo de informação, pois cria-se uma espécie de comunidade que um ajuda o outro no momento de publicar as opiniões, se estão ou não satisfeitos. Eles se identificam e aprendem com as experiências dos outros e tornam a sinceridade um padrão de todo esse ecossistema e isso gera uma cadeia de avaliações honestas e reais.

 

Todos os reviews não passam de fake

 

Principais Mitos Sobre os Reviews

Atualmente, a quantidade de clientes que compram através do comércio eletrônico são adeptos da tecnologia e principalmente da internet. Isso quer dizer que eles procuram o produto que estão interessados em diversos sites para conseguir mais informações quanto a reputação daquela marca.

 

Graças a essa experiência os consumidores acabam não acreditando mais na loja virtual que tenha apenas avaliações positivas. Isso acaba os deixando com um pé atrás quanto a idoneidade que ela possui.

No entanto, o grande vilão desse mito acaba sendo os próprios lojistas, pois eles contratam algumas pessoas para que escrevam sobre certo produto. prova disso é que cerca de 21% dos reviews e das avaliações publicadas nas lojas que possuem um botão “Seja o primeiro a fazer uma avaliação” são de quem nunca realizou uma compra, ou seja, são falsos.

 

Principais Mitos Sobre os Reviews

Se cada lojista que fizesse uso dessa prática soubesse o quanto que isso prejudica sua própria loja  todo o ecossistema mudaria de opinião.

O mais importante para qualquer consumidor não é comprar uma marca infalível, mas sentir confiança que está fazendo a melhor escolha ao ler as opiniões, avaliações publicadas e reviews de outros consumidores.

Obrigado por nos acompanhar nesta nossa jornada do conhecimento

E muito obrigado.