Porque Meu Negócio Na Internet Não Decola?

Porque Meu Negócio Na Internet Não Decola?

Como Ter Sucesso Com o Seu Negócio Online

 

Os e-commerces estão ganhando cada vez mais destaque na internet. Para quem ainda não se familiarizou com esse termo ele é empregado para indicar um comércio eletrônico, ou seja, um comércio que é realizado através de plataformas eletrônicas e dispositivos como os computadores e celulares.

Essa modalidade de comércio tem dado oportunidade de uma pessoa que tinha uma grande idéia, mas que não dispunha de um local para instalá-lo finalmente tirar do papel. Os empreendedores digitais quando iniciam no varejo online sempre acabam se perguntando ”Quais os principais fatores de sucesso que devo aplicar em meu e-commerce?”

Fatores de Sucesso Para Um E-commerce

Essa é uma pergunta oportuna já que é comum surgirem algumas dúvidas sobre a plataforma, o conhecimento de mercado e as expectativas para conseguir um grande negócio.

 

Pensando nisso e para auxiliar os lojistas vamos dar alguns fatores para um método de trabalho efetivo para conseguir um e-commerce de sucesso.

  • Primeiro fator – empreendedor digital de sucesso
    Esse é um fato com maior relevância para que um negócio seja mantido em constante crescimento. Para que um lojista tenha sucesso é preciso ter em mente que ele é o líder da loja e que o ritmo do negócio se baseia exclusivamente nas atitudes que ele mantém.

Fatores de Sucesso Para Um E-commerce

Por isso, quando se fala numa boa liderança existe uma metodologia que é muito utilizada pelos grandes consultores no país que se resume simplesmente em “liderança é a capacidade de conseguir atingir as metas sistematicamente, com um time que faz certo”.

 

Assim, a partir do momento que um empreendedor resolve comprar uma loja o que é recomendado é que ele trace um plano de ação para os primeiros seis meses com as metas, expectativas e o investimento muito bem definidos.

 

Para que isso aconteça é essencial entender sobre o mercado e principalmente sobre seu público alvo, pois fazer com que os clientes se fidelizem não é uma tarefa simples e fácil. No entanto, esse é o principal processo para que as empresas consigam dar um salto em seu crescimento.

  • Segundo fator – ter uma estrutura digital sólida
    Uma grande diferença existente entre o varejo online e o off-line são as tendências. Quando se trata do varejo online constantemente aparecem novas informações e o lojista deve ficar sempre atento quanto as novidades, mas isso acaba sendo um pouco diferente quando se trata do varejo físico já que esse é um processo que é bem mais lento.
  • Por mais que o ele consiga acompanhar tudo não tem como ter certeza que as plataformas utilizadas pelas lojas virtuais conseguirão acompanhar essas mudanças.

Fatores de Sucesso Para Um E-commerce

Para isso, quem tem o desejo de crescer constantemente é preciso buscar por uma plataforma virtual que seja flexível como é o caso do Magento. Como se trata de uma plataforma open source já existem milhares de módulos que estão disponíveis que podem ser usados na loja virtual sendo que o lojista pode realizar algumas modificações de forma constante e até adicionar novas funcionalidades quando tiver interesse.

 

Outro ponto de grande relevância para conseguir ter uma estrutura digital bastante sólida está relacionada com a infraestrutura estando aliada ao crescimento. Caso não se tenha entendimento das questões técnicas como os servidores e as conexões sempre se recomenda procurar por um suporte técnico que seja especializado. Uma das grandes frustrações na rotina de um lojista é quando a loja virtual acaba ficando fora do ar por causa da infraestrutura não conseguir suportar o grande número de acesso dos visitantes.

  • Terceiro fator – experiência e conhecimento com o e-commerce
    Numa palestra em Stanford Steve Jobs disse: “Continue faminto, continue tolo”. Esta é uma frase que ficou famosa por todo o mundo, pois ela acaba resumindo que para qualquer profissional consiga ter sucesso é preciso entender que o aprendizado nunca é o suficiente e que nunca se acaba e que também é necessário sempre contar com a troca de experiências com os demais profissionais além de ser humilde para reconhecer que é possível melhorar sempre.

Fatores de Sucesso Para Um E-commerce

Conversar com outros lojistas, procurar livros que sejam voltados a conversão de vendas e aos negócios online e também ler artigos que estão espalhados pela internet é fundamental. existem diversos blogs e portais que são especializados em e-commerce e para estar sempre qualificado e por dentro das várias formas de conseguir ter um bom desempenho na loja virtual é preciso pesquisar.

Método de trabalho efetivo
Tendo como início esses três fatores para conseguir ter um e-commerce de sucesso outro ponto essencial é ter um método de trabalho que seja efetivo. Mas para que isso seja alcançado é preciso focar nos principais itens:

●      Meta – definir os indicadores para fins que sejam mais importantes como o faturamento, taxa de conversão e ROI.

●      Otimizar as vendas tendo como base esses indicadores.

●      Ciclos de melhoria – promove melhorias de forma contínua e cíclica.

●      Padronização de sucesso – a força da operação está no sucesso padronizado.

Vale lembrar que além da loja virtual ser bem estruturada o fator mais importante está no fato de como o dono da loja entende do mercado e o quanto que ele tem de disposição para investir seu suor a fim de conseguir transformar sua loja virtual num grande negócio.

Obrigado pela sua visita, um abraço.