Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

Cuidados Na Hora De Escolher Um Nicho Certo Para Trabalhar

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a linguagem, um “nicho”, basicamente, significa um assunto ou um tópico. Esta é a área de interesse que seu site vai se concentrar e é sobre este nicho que você passará a escrever regularmente nos posts publicados em seu blog.

Isso pode soar como um trabalho fácil, mas escolher o seu nicho é realmente algo que você deve considerar com muito cuidado. Conseguir o nicho certo poderá tornar sua vida muito mais fácil, ao escolher mal pode torná-lo quase impossível alcançar o sucesso que você está procurando.

 

Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

Viver de blog não é um trabalho pequeno  como se costuma imaginar. O primeiro passo para tornar-se um blogueiro profissional e de sucesso,  sem problemas financeiros e com todo aquele tempo disponível para família, viagens, é dedicar-se integralmente ao seu novo negócio online.

 

Bem, então você tem que perguntar a si mesmo – Vou me sentir feliz ao escrever regularmente sobre este tipo de assunto?

 

Escrever, sempre será muito mais fácil, se você estiver bem versado no assunto. Você precisará fazer menos pesquisa e, ao mesmo tempo, você vai achar muito mais fácil chegar a novos tópicos interessantes que as pessoas que gostam do assunto, estarão interessados. Além do mais, sua paixão virá através do conteúdo e as pessoas serão muito mais inclinados a ler mais do que você tem a dizer, como resultado.

 

Mesmo se você planeja terceirizar sua escrita, saber e conhecer sobre o nicho irá ajudá-lo a perceber que o texto que está recebendo realmente tem a ver com ele. Em última análise, a escolha de um nicho só porque alguns “gurus” dizem que é rentável é uma via rápida para se tornar entediante e, finalmente, você irá desistir.

 

Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

Popularidade:

Ao escolher o seu nicho, você precisa pensar sobre a concorrência lá fora, e quão fácil será para se destacar. Claro que você vai querer um assunto que tem um público potencial grande, então porque não escolher algo grande como ‘fitness’ ou ‘carros’?

 

Bom, de cara isto parece ser um ótimo nicho, afinal o que não falta é conteúdo sobre o assunto, só que você já parou para pensar quantos blogueiros estão escrevendo sobre este tipo de nicho na internet?

 

Boaforma.com é um dos maiores sites na net e gera um volume de negócios enorme – a maioria dos quais é investido de volta para o site para garantir um fluxo constante de novos tópicos. A questão é: você pode competir com isso? Você vai ser capaz de competir com qualquer um desses sites para chegar primeira página?

 

Por outro lado, se você optar por blog sobre a criação de camarões em cativeiro, você provavelmente vai achar que há um público muito menor – mas também muito menos concorrência. O melhor cenário é encontrar um tópico que seja popular, mas que não seja tão popular a ponto de atrair muitas grandes empresas e os chamados top Blogueiros.

 

Amplo vs temas específicos

Outra estratégia é começar com um tópico que tem um apelo mais amplo, mas, em seguida, reduzi-lo a algo mais específico. Por exemplo, se você gosta de fitness, que tal escolher uma determinada área de fitness, como correr ou CrossFit? Ou, em alternativa, o que dizer da segmentação de um determinado grupo? Por exemplo, “fitness para diabéticos”. Você também pode tentar combinar dois tópicos diferentes.
Outra estratégia alternativa é ser muito amplo com o seu nicho escolhido, pois isso irá permitir que você tenha novos ângulos sobre o assunto para gerar o seu conteúdo. Se você fizer isso, porém, você deve sempre ter cuidado e garantir que em momento nenhum irá perder o foco.

 

Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

Um grande exemplo disso é o blog ‘Homem 21’. Este blog escreve sobre qualquer coisa que poderia ser considerado “viril” – de modo que inclui editoriais sobre o papel do homem moderno, mas também posts sobre como fumar um charuto ou desfrutar de uísque e posts sobre como criar filhos. Isto dá uma ampla gama de tópicos para o escritor, ao mesmo tempo que tem uma identidade de marca muito forte e mantém o foco.

 

Exemplos de nichos altamente rentáveis ​​incluem finanças e negócios. Estes são rentáveis ​​porque eles oferecem ROI em si: alguém será mais feliz de gastar dinheiro em um eBook sobre ganhar dinheiro, porque na teoria eles estão fazendo um investimento que irão te-lo de volta mais na frente.

 

Da mesma forma, há dinheiro a ser feito em qualquer nicho que tem uma grande e óbvia “proposição de valor”. Uma proposição de valor pode ser pensada como um gancho emocional – é a coisa em que as pessoas irão querer comprar os seus produtos ou ler o seu blog pela “forma” que eles esperam que suas vidas se beneficiarão.

 

Fitness é um grande exemplo, porque as pessoas estão sempre dispostas a pagar por algo que cuide de sua aparência pessoal. O mesmo vale para namorar.

 

Dito isto, porém, a relativa falta de concorrência na área, combinada com a escassez relativa de informações significa que há certamente diversas maneiras de monetizar. Este é o nicho correto a se escolher!

Como Escolher um Nicho Rentável para um Blog

 

Espero Que este post  tenha dado uma luz nas suas dúvidas de como escolher o nicho certo para trabalhar.

Você gostou do conteúdo, aproveite para deixar a sua opinião abaixo nos comentários,  e não esqueça de compartilhar e nos seguir nas redes sociais.

 

Até a próxima…